por Patanga Cordeiro, com textos e aforismos de Sri Chinmoy
Um exercício de meditação aqui agora:
Aqui e agora é o lema da alma. Se você ainda não começou, sua alma quer que você comece sua jornada espiritual neste exato momento. Caso ainda possua dúvidas acerca da existência de Deus, não faz mal. Duvide o quanto quiser. Por fim, você se cansará de duvidar Dele. Caso duvide da existência de paz interior e beatitude, igualmente, farte-se de duvidar. Mesmo guardando dúvidas a respeito da vida interior ou realidade de Deus, de todo o modo o melhor é começar sua jornada agora mesmo.
- Sri Chinmoy, As Asas da Alegria
“A maior parte de nós está apenas vivendo. Acordando e indo para o trabalho. Passando tempo com a família ou amigos. E isso nunca para. O tempo passa. Não percebemos isso até que a nossa vida esteja quase no fim. E então perguntamos…. por que foi que vivi?”
– Ananda Lahari Zucsin, durante a Corrida Sri Chinmoy de 3100 Milhas (=5000km) 2016
O tema do “Aqui Agora” tem sido popular nos últimos tempos. Você pode ler no cabeçalho da página e assistir o vídeo com o exercício de Sri Chinmoy sobre o aqui-agora. Apareceram livros com o título, como o “Aqui, Agora” de Ian Medler e “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle (perdoe não poder falar sobre eles, pois não os li), o programa “Aqui Agora” do SBT, canção de Gilberto Gil “Aqui e Agora”, etc, e as pessoas tem falado muito sobre viver no presente.
No entanto, será que eles são visionários 100%? Ou será que são apenas instrumentos para trazer à nossa percepção consciente algo que a humanidade em geral está ansiando por encontrar? A humanidade, digo, você, você mesmo, você aí lendo este artigo.
Agora, eu não serei mais um a falar sobre o tema. Aqui vamos compartilhar inspiração para que você faça o seu agora. Assim como o meu colega corredor Ananda-Lahari, não queremos que a vida passe e seja uma sombra de uma vida.
Nós nascemos e vivemos por um motivo. Aqui e agora vamos comecemos a descobrir essa razão de ser.
Aforismos sobre o aqui agora
A verdadeira alegria interior é autocriada,
Ela não depende de circunstâncias exteriores.
Um rio flui em você e através de você,
Carregando a mensagem da alegria,
E essa alegria divina é o único propósito da vida.
A minha alma é responsável por meus feitos reluzentes.
O meu coração é responsável por meus sentimentos ascendentes.
A minha mente é responsável por meus pensamentos transformadores.
O meu vital é responsável por minha energia fluente.
O meu corpo é responsável por minha vida batalhadora.
Comece Aqui e Agora
Para tornar-se um com Deus, é necessário iniciar a jornada espiritual conscientemente. Aqui e agora é o lema da alma. Se você ainda não começou, sua alma quer que você comece sua jornada espiritual neste exato momento. Caso ainda possua dúvidas acerca da existência de Deus, não faz mal. Duvide o quanto quiser. Por fim, você se cansará de duvidar Dele. Caso duvide da existência de paz interior e beatitude, igualmente, farte-se de duvidar. Mesmo guardando dúvidas a respeito da vida interior ou realidade de Deus, de todo o modo o melhor é começar sua jornada agora mesmo.
Se tiver curiosidade por saber o que é a espiritualidade, você pode aceitá-la em sua curiosidade. Veja se ela é apenas superficialmente fascinante ou se é algo profundo e vasto, algo a que você poderia devotar toda a sua vida. Você estará começando com a curiosidade, mas logo ela se transformará em aspiração verdadeira. Igualmente, se entrar para a vida espiritual apenas porque outros o fizeram, também isso é correto. Se perceber que a vida de alguém passa a ser feliz e cheia de paz após sua aceitação da vida espiritual, não há nada de errado em imitá-lo.
Gostaria de contar uma das histórias prediletas do grande Mestre espiritual Sri Ramakrishna. Um ladrão entrou no palácio à meia-noite e ouviu a conversa entre o rei e a rainha. O rei estava dizendo: “Eu gostaria que nossa filha mais nova se casasse com um homem santo, para que tivesse alguma paz. Nossas outras filhas casaram-se com reis e generais, mas em suas vidas só há dias de tristeza. Os homens santos possuem uma vida de paz, e ao casar-se com um deles, também ela terá uma vida de paz. Amanhã cedo enviarei meus ministros às margens do Ganges, onde muitos santos meditam. Estou certo de que um deles há de se casar com nossa filha.”
O ladrão escutou a conversa e pensou consigo: “Deus meu, um monge pobre há de ganhar a princesa? Eu meditarei junto aos monges. Quem sabe, talvez eu seja escolhido. Hoje eu roubo para ganhar dinheiro, mas se a princesa agradar-se de mim eu ficarei rico da noite para o dia. Serei inundado de prosperidade material.”
Na manhã seguinte, vestido como um santo, o ladrão foi ao Ganges e passou a meditar com os monges. Logo os ministros do rei chegaram e abordaram cada um deles, procurando alguém que casaria com a princesa. Os monges ficaram furiosos. “Estamos clamando por luz infinita, verdade infinita e alegria infinita, e vocês querem nos prender novamente a este mundo? Não queremos a vida materialista e nem riquezas materiais!”, exclamavam eles. E os ministros foram censurados e repreendidos pelos monges. Estes não queriam saber da princesa: eles buscavam apenas a Verdade mais elevada e a riqueza interior.
Assim, um a um, todos os monges deram suas negativas. Por fim, quando os ministros chegaram ao ladrão, este aquiesceu em aceitar a filha do rei. Os ministros retornaram ao rei e narraram toda a história. Ao ouvir que um dos monges demonstrou interesse na princesa, o rei ficou muitíssimo alegre. “Amanhã levarei minha filha às margens do Ganges, onde oram e meditam os homens santos”, disse ele então.
Durante a noite, um pensamento divino se infiltrou na mente do ladrão. Ele pensou: “Estou apenas fingindo ser um homem santo. Mas, apenas fingindo, já encontrei uma princesa e muitas riquezas. Se eu sinceramente me tornar um monge, estou certo de que obterei poder, luz, beatitude e paz infinitas, assim como aqueles monges verdadeiros receberão de Deus um dia. Por que deveria eu ficar apegado a essa riqueza material finita quando tenho a oportunidade de receber a infinita luz, felicidade e poder da infinita riqueza de Deus?”
E assim o ladrão mudou de idéia durante a noite. Quando o rei veio na manhã seguinte, o ladrão não demonstrou respeito algum. Inflamando-se, exclamou: “Ó rei, não me prenda a este mundo material. Eu quero Deus e Deus somente. Eu não preciso da sua filha.” O pobre rei voltou ao seu palácio, e o ladrão se tornou um sincero homem santo.
A história deixa claro que a qualquer momento podemos iniciar nossa jornada espiritual. O ladrão começou imitando. Mas obteve inspiração ao ver os verdadeiros buscadores clamando sinceramente por Deus e Deus somente. E da inspiração ele seguiu para a aspiração. Já não mais estava satisfeito com seu desejo de obter dinheiro e riquezas materiais, pois sentiu que havia algo ainda mais satisfatório a ser conquistado.
Se você ainda acalenta dúvidas ou curiosidade, comece com dúvida, comece com curiosidade. Mas comece! Passo a passo, você será capaz de marchar em direção à sua meta. Deus está sempre ansioso por ter você. Você pode não estar ansioso por tê-Lo, mas Deus o eterno Pai, Deus a eterna Mãe está clamando por você. O necessário é tomar a decisão de que se quer Deus. Se você realmente quer Deus, comece no ponto em que se encontra, aqui e agora. A meta de consciente unicidade com Deus a infinita Luz e Verdade será sua.
Mais aforismos do aqui-agora
Se você puder encarar a sua vida
Como uma risada-lampejo efêmera,
Nenhum mal negro
Será capaz de obstar o fluxo
Do seu rio-coração.
A não ser que você desista de brincar
Com os brinquedos mundanos
Como é que será capaz de receber
Os diamantes Celestiais?
A não ser que rejeite
A tolice da sua mente,
Como será capaz de obter
A pureza do sue coração
Como parte de si?
Não o medo,
Não a preocupação,
Não a dúvida,
Mas chamas-aspiração
Hoje adornarão
O altar do meu coração.
O futuro está aqui –
No coração do
Aqui e Agora.
Aqui na Terra,
Tudo tem que ser feito
Não amanhã, mas imediatamente –
Aqui e agora.
As oportunidades
Devem ser utilizadas
Divina e supremamente
Aqui e agora.
Você realmente precisa de Deus?
Então tome-O
Aqui e agora.
A eterna Mensagem do meu Senhor Supremo
É
“Aqui e agora.”
Canção “Aqui Agora”
Para terminar, deixo a canção de Gilberto Gil, que aparentemente conhecia meu professor Sri Chinmoy e inclusive, na condição de Ministro da Cultura do Brasil, enviou-lhe uma mensagem congratulatória de aniversário em 2003.
O melhor lugar do mundo é aqui,
E agora bis
Aqui onde indefinido
Agora que é quase quando
Quando ser leve ou pesado
Deixa de fazer sentido
Aqui de onde o olho mira
Agora que ouvido escuta
O tempo que a voz não fala
Mas que o coração tributa…