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Amor: o caminho do coração

O CAMINHO DO CORAÇÃO

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor.


 

 

Não amar Deus

É a dor do coração.

Amar Deus

E fazê-Lo sentir

Que Ele é amado e necessário

Sempre e sempre

É a inundação-êxtase do coração.

 

 

Qual é a sua religião?

 

A minha religião é o meu constante, consciente e incessante amor por Deus. Nosso amor por Deus é o sopro de vida em nós, e essa é a única religião universal.

Uma religião verdadeira quer somente amar devotadamente o coração do mundo. Uma religião verdadeira simpatizará com as outras religiões e experimentará sua unicidade com elas, por meio da sua tolerância, paciência, bondade e perdão. Uma verdadeira religião é uma que, séculos afora, amará a humanidade com todas as suas imperfeições. Através do seu amor-unicidade ela tentará trazer à tona um novo mundo – não à força, não dominando os outros, mas tornando-se inseparavelmente uma com todas as religiões.

 

Como a espiritualidade pode escapar dos confins da religião?

 

Cada religião tem a sua própria maneira de se expressar a respeito do ilimitado Um, mas, infelizmente, essa expressão por si só já é limitada. Religião é apenas uma casa, e ninguém pode afirmar que sua casa tem tudo. Podemos comprar mais mobília, mas o tamanho da casa permanecerá o mesmo. Uma vez que aceitamos a vida espiritual, no entanto, nossa religião se torna nosso amor por Deus. E, quando amamos Deus, tudo dentro de nós se expande. Nosso amor por Deus é a expansão contínua da nossa própria realidade.

Amar a Deus é a única religião verdadeira. Há qualquer religião que não nos dirá para amarmos a Deus? Mas, ora, algumas religiões dirão, ‘‘Ame a Deus, mas faça isso da minha maneira. Somente se vier à igreja, somente se vier ao templo, somente se vier à mesquita seu amor por Deus será perfeito. Os outros meios são todos errados. ’’

O verdadeiro amor por Deus não é assim. Se eu amo Deus, Deus me dirá, ‘’Porque deveria haver apenas rosas no jardim-religião? Pode haver outras flores também.’’ Uma pessoa virá apreciar a rosa, e outra pessoa virá apreciar outra flor. Portanto, devemos amar a Deus de todas as maneiras possíveis – através do que dizemos e fazemos, através de constante auto-doação em todos os níveis de consciência. Somente então não tentaremos nunca confinar ninguém.

Você perguntou como a espiritualidade pode escapar dos confins da religião. Escapar não é a palavra certa. O que é necessário não é escape, mas iluminação. E nós podemos iluminar a religião somente amando a Deus à própria Maneira de Deus.

 

 

 

A religião diz:

“Se me aceita do meu modo,

Então você é bom.”

A espiritualidade diz,

“Você não tem de seguir minha maneira.

Siga pleno de alma seu próprio caminho

E alcance sua meta destinada.”

 

Você pode explicar a nós sua filosofia de amor, devoção e entrega?

 

Amor é o elo interior que conecta o homem com Deus. Nós necessáriamente nos aproximamos de Deus através do amor. Amor é o primeiro passo. O segundo passo é devoção. O terceiro passo é entrega. Há cinco abordagens a Deus no caminho de amor, devoção e entrega.

No primeiro, o buscador se aproxima de Deus com uma atitude calma, tranquila, macia, angelical e alegre.

No segundo, o buscador se aproxima de Deus com o pensamento de que ele é o servo e Deus é o Mestre. Aqui o buscador é o escravo eterno do Amor de Deus.

Na terceira abordagem, o buscador considera Deus seu Amigo eterno, seu Companheiro eterno. Nessa aproximação, o buscador fala com Deus abertamente e livremente, sem dificuldade. Podemos ver a personificação dessa abordagem na relação de Arjuna e o Senhor Krishna. Arjuna considerou o Senhor Krishna como um amigo, mas eventualmente a relação dele com Krishna mudou e ele se tornou um discípulo perfeito e devotado.

Na quarta relação, Deus é visto como um filho. Nada é esperado de Deus, assim como nunca esperamos nada de uma criança e um bebê. Quando nos aproximamos de Deus como um bebezinho, não temos desejo, consciente ou inconsciente, de levar nada Dele. Apenas tentamos satisfazer o bebê de seu próprio modo. Na Índia, há muitos devotos do Senhor Krishna que pensam sobre ele como uma criança, uma eterna criança. Essa é uma abordagem muito significativa de Deus, mas é bastante incomum aqui no Ocidente.

A quinta é a de doçura. Aqui o amante e o Amado são um. Nessa relação vemos a união da alma humana que aspira e da alma divina e preenchedora. A alma humana e o Eu Transcendental tornam-se inseparavelmente um através da entrega absoluta do buscador. Quando um aspirante pode oferecer sua existência interior e exterior completamente, alegremente, sem reservas e incondicionalmente ao Supremo, nesse momento ele pode descobrir a mais doce e inseparável unicidade com o Piloto Interior.

Cada aspirante pode incorporar uma ou mais dessas cinco abordagens enquanto caminha ao longo de sua jornada. Isso depende de cada aspirante, de que tipo de relação ele quer estabelecer com seu Piloto Interior ou com o Supremo em seu Professor espiritual.

Nos dias de hoje, o amor divino é a maneira mais rápida de realizar o Altíssimo. A mente desempenhou seu papel, especialmente no Ocidente. O Ocidente tem oferecido muitos gigantes mentais ao mundo, mas agora o Ocidente precisa de mais riqueza do coração, que é o amor.

 

Senhor, meu Senhor, eu amo Você

Não porque Você é todo Poder,

Não porque eu preciso de um favor especial,

Mas porque Você é meu Amigo-Mestre

E meu Amor Supremo.

 

Cada vida

É uma amor-iluminada lâmpada

Para iluminar

As tristezas da humanidade.

Casamento Divino

casamento espiritualCASAMENTO DIVINO

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


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O que é o casamento?

O sorriso do amor

Que permite a duas almas

Voarem além.

 

O que é o casamento?

A maldição da noite,

Um cabo de guerra,

Sem saída para Luz.

 

O que é casamento?

A verdade satisfação de Deus –

Em Silêncio e Poder

De Sua Visão perfeita.

Casar-se é pedir por mais karma?

 

Na vida ordinária, não apenas o casamento, mas todas as atividades põem a roda do karma em movimento. Por exemplo, se você pensa em algo ou alguém além de Deus, então o karma já está criado. Normalmente, no casamento, o karma individual torna-se um todo, que as pessoas naturalmente compartilham. A mulher oferece ao homem toda a capacidade e força de sua alma, mas ela também dá a ele os efeitos das suas ações e pensamentos acumulados – o karma dela. O inverso é igualmente verdadeiro. E quando os pais trazem abaixo mais almas em forma de crianças, o karma da criança é adicionado ao deles.

Sem ser casado, você tem muitos problemas. Você pode acreditar que se casar resolverá todos os seus problemas. Ou você pode dizer, ‘’Eu sou um herói, vou conquistar os problemas dela.‘’ Ela, por sua vez, pode pensar, ‘’Eu sou uma heroína; vou conquistar os problemas dele. ‘’ Mas isso é proveniente de um senso do ego.

A maior parte dos casamentos é consolidada ou na necessidade de amenizar a solidão ou na necessidade de satisfazer as exigências do vital inferior. Casamento pode ou não pode ser compatível com a vida espiritual em cada caso particular. Algumas almas sentem que através do casamento elas serão capazes de fazer progresso mais rápido, enquanto outros sentem que o casamento será um impedimento para o seu progresso espiritual. Eu frequentemente digo que pessoas solteiras podem correr o mais rápido na vida espiritual. Mas Deus e as almas individuais devem decidir, e não a mente humana.

 

Qual é o significado espiritual do casamento?

 

Casamento divino não é possessão, mas unicidade. Amor divino é todo doação; não há exigências. No amor divino, fazemos constante sacrifício e vemos toda nossa visão ampliando.

Quando é um casamento divino, uma cabeça se torna duas cabeças, duas mãos tornam-se quatro. Tudo é dobrado: nossa capacidade automaticamente aumenta. Mas se há uma batalha constante acontecendo entre o marido e a esposa, se um quer correr mais rápido na vida espiritual e outro não, então um será um fardo pesado no ombro do outro. Como pode um correr o mais rápido quando está carregando algo que é muito pesado e que não quer chegar ao destino?

O indivíduo tem de tomar a decisão, se ele vai casar e se isso será um casamento divino. Se for um casamento humano, poderá conduzir à frustração. Se for um casamento divino, isso poderá conduzir à iluminação.

 

Eu quero encontrar minha alma companheira antes de embarcar na minha jornada espiritual. Eu sinto que deve me ajudar se eu encontrar a pessoa certa com quem compartilhar minha jornada espiritual.

 

Isso é tudo besteira! Se você realmente quer correr o mais rápido até a sua Meta, sua Fonte, que é o Supremo, você tem de sentir que todos os homens são seus irmãos e todas as mulheres são suas irmãs.

 

Você poderia derramar alguma luz sobre a relação homem-mulher? Parece que há uma luta acontecendo, e eu estava questionando como podemos ainda trabalhar juntos.

 

Se nós temos homem e mulher como irmão e irmã, nós sentimos, do ponto de vista espiritual, um vínculo afetuoso. Se acreditamos que Deus criou homens e mulheres como irmãos e irmãs, então nós sentimos apenas constante afeto por e unicidade com os membros do sexo oposto.

Deus não é masculino nem feminino. Novamente, se queremos separá-Lo dentro de aspectos masculino e feminino, então temos de dar igual valor a ambos. Nem homens nem mulheres devem sentir que são superiores ou inferiores uns aos outros. Se sentimos que alguém está ficando para trás, então ficamos tristes por termos que arrastar aquela pessoa. Novamente, se sentimos que alguém está à nossa frente, podemos ficar invejosos e inseguros. Mas, se vemos homens e mulheres ao mesmo nível, lado a lado, então não há problema. Então a relação entre homem e mulher tem de ser baseada em doçura mútua e auto-doação mútua. Então há paz, alegria e satisfação.

O amor humano e o amor divino


yoga passos

AMOR HUMANO E AMOR DIVINO

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


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Possua e seja feliz:

De fato,

Essa é a definição

Do amor humano.

 

Torne-se um e seja feliz:

De fato,

Essa é a definição

Do amor divino.

 

 

Há dois tipos de amor: amor humano e amor divino. Com o amor divino, nós vamos primeiro à raiz, ao Um, à Fonte e, a partir daí, nós vamos à multiplicidade, aos ramos e folhas, as flores e frutos. Amor divino é a canção da multiplicidade na unidade.

No amor humano há uma exigência ou, no mínimo, expectativa. Muito frequentemente começamos com uma exigência. Mesmo quando uma sabedoria mais elevada desperta, ainda esperamos algo dos outros. Convencemos a nós mesmos que essa expectativa é justificada. Já que nós fizemos algo pelos outros – oferecemos nosso amor – sentimos que é bastante legítimo esperar algo em retorno.

Mas, no amor divino, não existem tais coisas como exigência e expectativa. No amor divino nós apenas damos e damos. Na vida humana, antes de darmos nosso amor, nós tentamos descobrir o amor dos outros por nós. Na vida divina, antes de darmos nosso amor aos outros, tentamos descobrir o amor, em sua realidade e integralidade, dentro de nós mesmos. Somente então estamos em posição de oferecer amor aos outros. No começo, nossa satisfação alvorece quando sentimos que aqueles para quem oferecemos o nosso amor o aceitaram de todo coração. Mas há uma forma mais elevada de amor divino, que é quando vamos além desse sentimento e damos amor em puro altruísmo. Nós damos e, mesmo se nosso amor não é aceito, nós não nos importamos. Continuaremos dando, porque nossa Fonte é todo Amor.

No amor humano não há somente exigência e expectativa, mas há algo pior: afastamento. Primeiro nós exigimos e então esperamos algo. Quando nossa espectativa não é cumprida, tentamos nos afastar da pessoa a quem nós oferecemos o nosso amor. No amor divino, nunca é assim. Com o amor divino, tentamos nos tornar um com as imperfeições dos outros. Desse modo podemos entendê-los e servi-los, com uma intenção de transformar as imperfeições deles.

No amor humano há frequentemente o sentimento de supremacia. ‘’Eu devo amar você, sem dúvida, mas eu desejo permanecer um centímetro mais alto do que você.’’ O superior ama o inferior porque ele está satisfeito com sua posição nessa relação. O inferior muito frequentemente ama o superior por causa da sua insegurança. Então o amor humano amarra os dois e dá a ambos algum sentimento de satisfação. Mas no amor divino não há tal coisa como superioridade e inferioridade. Amor divino sempre se doa livremente e de todo o coração.

No amor humano, muito frequentemente a mente física, a mente duvidante, a mente suspeitadora, vem à tona. Mas, no amor divino, nós vemos apenas o coração amoroso. A mente ama a realidade porque ela enxerga a realidade de acordo com seu próprio entendimento e visão. Mas o coração ama uma realidade porque ele enxerga a realidade na própria forma da realidade.

No amor humano, sentimos que a satisfação existe em algum outro lugar – não dentro de nós, mas em outro alguém. Muito frequentemente a frustração vem porque sentimos que outro alguém não está nos dando o amor de que nós precisamos ou queremos.

Mas, no amor divino, satisfação é encontrada em lugar nenhum a não ser em nós mesmos. O amante e o Amado são um e o mesmo – o Supremo habitante dentro de nós e o Supremo dora de nós.

Viemos do Uno e existimos para a multiplicidade. Tal é a quintessência do amor divino.

 

Você poderia, por favor, falar sobre apego e desapego no amor?

 

Amor humano é apego; amor divino é desapego. Por que o amor humano é apego? Porque o amor humano exige constantemente. Amor humano quer possuir e ser possuído; caso contrário, não estará satisfeito. Mas, mesmo quando somos possuídos e possuímos, não há satisfação, porque vemos as limitações dentro da outra pessoa e as limitações em nosso próprio ser. Quando vemos limitações em nós mesmos ou nos outros, não ficamos satisfeitos, porque a alma em nós nunca pode ficar satisfeita com imperfeição. Ela quer constante iluminação e perfeição.

Quando amamos divinamente, não estamos apegados a ninguém. Nos importamos apenas com a expansão da nossa própria consciência e da consciência dos outros. Sentimos que não é certo limitar os outros. Ao limitar um indivíduo não estamos aperfeiçoando nada. Quando amamos verdadeiramente, sentimos que devemos expandir nossa consciência até o infinito e que devemos ajudar aqueles, com quem estamos intimamente ligados, a expandir a consciência deles também. Amor divino é a canção da expansão. Constantemente tentamos expandir nossa realidade e ajudar os outros a expandir a realidade deles. E, enquanto estamos expandindo, um dia, na Hora escolhida de Deus, nós nos tornaremos um com a Sua Consciência Universal, a Sua Consciência Transcendental.

O apego está no corpo; o desapego está na alma. Se vivemos na consciência corporal, sempre seremos apegados a pessoas e objetos à nossa volta. Mas, se nós vivemos na consciência da alma, tentaremos iluminar as coisas em nós que tem de ser iluminadas e manifestar as coisas que tem de ser manifestadas completamente aqui na Terra para o propósito de Deus.

 

Obcessão não é amor.

Possessão não é amor.

Compulsão não é amor.

Somente a plenitude-entrega

Na luz-unicidade

É amor.

 

Como podemos dizer se o nosso amor é amor humano ou amor puro espiritual?

 

Você pode facilmente dizer. No amor humano, há uma exigência consciente ou, ao menos, uma expectativa consciente pelo amor que oferece aos outros. Quando seu amor é puro ou espiritual, não há exigência, não há expectativa. Há somente o mais doce sentimento de unicidade espontânea com os seres humano ou os seres em causa. Temos de usar amor não para prender ou possuir o mundo, mas para libertar e ampliar nossa própria consciência e a consciência do mundo.

 

Como podemos conscientemente dar amor puro?

 

Você pode conscientemente dar amor puro aos outros se sentir que está dando uma porção do seu alento-vida quando fala com os outros ou pensa sobre eles. E esse alento-vida você está oferecendo apenas porque sente que você e o resto do mundo é totalmente e inseparavelmente um. Onde há unicidade, tudo é amor puro.

Você pode usar amor divino para transformar seus apegos humanos se você constantemente tentar aumentar a sua pureza.

 

Cada vez que você ama incondicionalmente,

Um anjo alado vem voando

E lhe diz:

‘’Sente-se rapidamente na minha asa.

O Senhor Supremo está esperando por você. ‘’

Como amar pessoas difíceis

como amar pessoas difíceisAMANDO PESSOAS DIFÍCEIS

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


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A cada momento que pensamos

Nas imperfeições dos outros

Nós devemos sentir com maior sinceridade

Que estamos usando mal e perdendo

O mais precioso alento-vida

Do nosso sonho de Deus-realização.

 

 

Como podemos amar alguém quando seus defeitos e más qualidades são tão evidentes?

 

Tente sentir que os defeitos e as más qualidades de alguém não representam ele totalmente. O verdadeiro eu dele é infinitamente melhor do que o que você vê agora. Além disso, as imperfeições dele são suas próprias imperfeições.

Se realmente quer amar a humanidade, então você tem que amar a humanidade como ela está agora e não esperar ela subir a um certo nível. Se a humanidade tivesse que se tornar perfeita primeiro, então ela não precisaria do seu amor, afeto e cuidado. Agora mesmo, neste estado imperfeito de consciência, a humanidade precisa da sua ajuda. Dê à humanidade sem reservas mesmo a mais limitada e insignificante ajuda que você tem à sua disposição.

Você é uma Criação de Deus; a humanidade também. A humanidade é tão somente uma expressão do seu coração universal. Você pode e deve amar a humanidade, não apenas como um todo, mas também individualmente – porque até que a humanidade tenha realizado a Meta suprema dela, sua própria perfeição divina não estará completa.

 

Tente não aperfeiçoar os outros;

Isso é Tarefa de Deus.

Tente aperfeiçoar a si mesmo;

De fato, essa é a sua

Tarefa Deus-ordenada.

 

Como podemos aprender a amar pessoas que nos machucam?

 

Neste mundo nem todo mundo é gentil. Mas por sentir que alguém é muito ruim, você está ganhando alguma coisa? Quando alguém fez algo muito prejudicial a você, sua reação imediata será odiar essa pessoa. Mas odiando aquela pessoa você perdeu algo muito doce dentro de você. Por que você deveria perder algo tão precioso de si mesmo, só porque quer corrigir alguém odiando a ele?

Digamos que alguém tenha feito algo desagradável a você. Se você o punir e ataca-lo, o que irá acontecer? Sua consciência o atormentará. Você dirá, ‘’O que foi que eu fiz? Ele fez algo errado, é verdade, mas agora eu fiz algo pior. Então de que maneira eu sou superior a ele?‘’

Neste mundo temos de ser muito sábios. Você irá dizer que ele foi muito mau e você tinha de fazer algo. Mas odiar não é a abordagem correta. A arma mais eficaz é o amor. Você pode pensar que amor não é uma arma forte o suficiente, enquanto o ódio é uma faca afiada. Não! O poder do amor é infinitamente mais poderoso do que o poder do ódio, porque quando você ama alguém, as qualidades divinas dele vêm para fora.

 

É possível desenvolver esse amor?

 

Sim, cedo pela manhã, quando você se levanta, apenas diga: ‘’Ó Deus, na Sua Criação eu quero ver somente boas qualidades! Se más qualidades estão à minha volta, ou pessoas estão me incomodando, então por favor me dê a paciência necessária, de modo que eu possa permanecer repleto de paz. ‘’

 

Ás vezes odiamos alguém sem nenhuma razão aparente.

 

Ódio é frequentemente uma forma contrária de amor. Você odeia alguém que deseja verdadeiramente amar, mas não consegue amar. Talvez ele mesmo impeça. Você pode odiar apenas alguém que você tem a capacidade de amar, porque se você é realmente indiferente, você não tem energia suficiente para odia-lo. Ódio é a frustração ou bloqueio do normal, livre-fluente amor.

Se você achar difícil amar o humano em alguém, então ame o divino nele. Você sabe que Deus existe naquela pessoa assim como Deus existe na sua vida. Se você pode tornar-se conscientemente ciente da Existência de Deus nele, então você não poderá conscientemente ser perturbado pelas imperfeições e limitações dele.

 

O ódio dele pelo homem

Está todo dentro da sua cabeça.

O amor dele por Deus

Dentro do seu coração

Inundará em breve

Todo o seu ser.

Porque nada

Salvo e exceto o amor

É sua verdadeira natureza.

 

Como podemos amar alguém se nós estamos zangados com ele?

 

Quando você está zangado com alguém ou prestes a ficar zangado, por favor sinta a necessidade de sua unicidade com ele. Diga a si mesmo: ‘’Se eu ficar zangado, então como posso me tornar um com ele?‘’ Tente repetir o mais rápido possível, sete vezes, a palavra ‘amor’. Então pronuncie o nome da pessoa por quem está zangado e lance amor dentro dele. Você verá que esse amor se tornará uma realidade.

Amor pela humanidade

AMOR PELA HUMANIDADE

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor.


 

 

Ame a humanidade aqui,

Com toda a alma e incansávelmente.

A recompensa você terá em outro lugar,

Certa e infinitamente.

 

 

 

Se queremos aceitar Deus o Criador, então nós temos de aceitar Deus a Criação também. Algumas figuras espirituais do passado venerável somente queriam aceitar Deus o Criador, mas não Deus a Criação. Eles disseram: ‘’Deixe que nós escalemos e permaneçamos no topo dos Himalayas.’’

Mas Deus disse, ‘’Se vocês Me amam verdadeiramente, então devem descer pela causa da pobreza da humanidade, pela causa daquelas pessoas que estão ao pé da montanha, e servir a eles com sua luz, com seu deleite, com sua paz – com o que quer que tenham descoberto. Se vocês querem subir, Eu estou lá para dar a vocês Luz e Beatitude, mas eu quero que compartilhem isso com a humanidade. ’’

Tentamos amar a toda humanidade com nossa consciência, conhecimento e convicção internos de que dentro de cada indivíduo está a presença de Deus. Só porque amamos Deus, tentamos devotar nós mesmos a Ele e servir a Ele na humanidade.

Se nós amamos o mundo durante a nossa meditação, mas o odiamos assim que nossa meditação tiver terminado, então essa não é uma boa meditação. Nossa meditação deve nos seguir quando entramos na correria do dia a dia.

 

Como podemos ter sincero amor pela humanidade?

 

Você pode ter sincero amor pela humanidade apenas quando amar a Fonte da humanidade, Deus. Se você ama a raiz, apenas então poderá amar a árvore. A raiz é Deus. Se você estiver consciente da raiz, apenas então poderá amar a humanidade. Você não pode amar qualquer ser humano a menos e até que ame Deus. Se você pode se fazer sentir que ama Deus, somente Deus, e ninguém mais, então você amará a todo mundo, porque Deus está dentro de todo mundo.

 

A cada vez que eu amo a humanidade

Sem reservas,

A cada vez que eu amo a Deus

Incondicionalmente,

Eu recupero uma parte

Da minha vida real.

 

Como pode alguém aceitar e amar os seus companheiros humanos?

 

Você deve considerar as pessoas ao seu redor como membros do seu próprio corpo. Sem eles você é incompleto. Cada pessoa tem um papel a cumprir. Seu polegar é muito mais forte do que o seu dedinho. Mas o dedinho também tem sua função. Deus nos deu cinco dedos. Seu dedo do meio é o maior. Se você sente que por essa razão não precisa dos outros dedos, então está tristemente enganado. Se quer tocar piano ou se quer digitar, então precisa de todos os cinco dedos.

Você pode amar as pessoas à sua volta somente quando sentir a necessidade de perfeição verdadeira. Se você permanece isolado como um indivíduo, então seu sucesso espiritual é limitado. Por essa razão, somente aceitando a humanidade como parte e parcela da sua própria vida e aperfeiçoando a humanidade com sua própria iluminação é que você pode aperfeiçoar a si mesmo.

 

Em termos práticos, como podemos dar ao mundo nosso próprio amor e cuidado?

 

De manhã ou à noite, durante sua oração diária, você pode adicionar à sua oração: ‘’Ó Senhor, eu peço que o mundo seja melhor, mais iluminante e satisfatório, pela Sua infinita Graça.’’ Deus é o Criador e Sustentador do mundo. Se sua oração alcança o Criador, o que certamente acontecerá se sua oração for sincera e intensa, Ele pode facilmente transportar o seu cuidado e amor ao mundo inteiro.

A paz, a alegria e o amor que nós recebemos em nossa meditação nós podemos facilmente dar aos outros. Mas o processo é interior. E a melhor maneira de executar esse processo é se aproximar da Fonte. Nós sabemos que não podemos ir a todo lugar e não podemos nos aproximar de todo mundo durante nossa oração. Mas há Alguém que pode fazer isso a nosso favor, e esse alguém é Deus. Durante nossa oração, se pedimos para Ele oferecer Paz, Cuidado e Amor ao mundo em geral, naturalmente Ele pode fazer isso. Nosso companheirismo diário com Deus é a melhor maneira de oferecermos ao mundo nosso amor e cuidado.

 

Como posso aumentar minha capacidade de aceitar amor?

 

Você pode aumentar sua capacidade de aceitar amor dando amor aos outros. Quanto mais amor você der, mais amor receberá. Se é capaz de dar mais amor à humanidade, então será capaz de receber amor abundante da humanidade. Você está expandindo sua própria realidade dentro da Realidade Universal de Deus.

 

Se realmente valorizamos

O amor-unicidade do coração,

Então Deus sempre nos abastecerá

Com ilimitadas possibilidades

Aqui na Terra

Para expressar nosso amor

E sermos amados pelos outros.

O amor entre o professor espiritual e o aluno

O AMOR ENTRE O PROFESSOR ESPIRITUAL E O ALUNO

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


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Eu amo seu silêncio.

Seu silencio é a estrela polar do meu coração.

 

Eu amo sua voz.

Sua voz é o único néctar da minha vida.

 

Eu amo seu sorriso.

Seu sorriso é a divindade da minha vida.

 

Eu amo seu amor.

Seu amor é o Todo de minha Eternidade.

Como um buscador espiritual pode sentir-se perto de seu Professor espiritual se ele vive distante dele?

 

Isso é uma questão de amor interior, do elo interior, como a conexão entre mãe e filho. Mesmo se a mãe vive na Índia e o filho foi à America para estudar, o coração da mãe está o tempo todo dentro do coração do filho, e o coração do filho está o tempo todo dentro do coração da mãe. Mesmo enquanto o filho está conversando com seu professor e colegas, pode sentir constantemente a presença de sua mãe dentro de seu coração. Quando ele vê algo lindo, ele pensa, ‘’Se ao menos minha mãe pudesse ver isso, ficaria muito feliz.’’ Se ele vai bem em seus estudos, e o professor o elogia, imediatamente pensa, ‘’Ah, como gostaria que minha mãe pudesse ouvir isso!’’ Se algo vai mal, pensa, ‘’Onde está minha mãe para aliviar meu sofrimento?’’ Sua mãe é sempre vívida em sua consciência, porque ele estabeleceu sua unicidade amorosa com ela.

Similarmente, você pode tentar estabelecer esse tipo de unicidade com seu Professor espiritual em todos os aspectos da sua vida: no seu sucesso, no seu fracasso, nas suas alegrias e tristezas. A qualquer hora que você realizar algo ou ver algo que o agrada, imediatamente você irá dizer, ‘’Como eu gostaria que meu Professor espiritual estivesse aqui!’’ É claro que o ser interior de seu Professor espiritual saberá. Mas, se quer ser consciente de sua própria unicidade com seu Professor espiritual a todo momento, então não importa que ação você realize, quer seja boa ou ruim, imediatamente, pense nele.

Desse modo você pode sentir a presença do seu Professor espiritual a todo momento. Pense nele como um amigo para a vida toda, que está sempre ao seu lado, se você está ao sol ou na chuva. Seu Professor espiritual é seu eterno amigo.

 

Eu quero me sentir mais próximo do meu Professor espiritual que vive em outro país. O que você aconselha?

 

Você precisa acreditar que seu Professor espiritual ama a você infinitamente mais do que você ama a si mesmo. Você pensa que está constantemente pensando sobre si mesmo e tendo cuidado com sua vida, enquanto que seu Professor espiritual está conversando com alguém aqui e ali, então como ele pode amar a você mais do que você mesmo?

Se você sente que tem mais carinho, cuidado e amor por si mesmo do que seu Professor tem por você, então não pode se tornar interior e verdadeiramente próximo dele. Se seu Professor espiritual pergunta a você todos os dias se você teve ou não um bom café da manhã, isso não é uma manifestação do seu cuidado. A maneira de seu Professor amar você, a maneira verdadeira de amar você, é infinitamente mais significante do que isso. Sua capacidade de amar a si mesmo é como um dolar, já a capacidade dele de amar a você é como um milhão de dolares.

O sentimento de que seu Professor espiritual o ama tem de ser trazido do seu coração para dentro da sua hesitante e duvidante mente. Enquanto sentir o amor dele, estará destinado a fazer um tremendo progresso e eventualmente convencer sua mente de que ele o ama. E como pode sentir o amor dele? Através das suas próprias orações e meditações.

 

Qual é a natureza do amor entre um professor espiritual e seu aluno?

 

Deixe-me contar uma história real. Um Professor espiritual indiano que vivia no Ocidente foi, um dia, ao hospital para visitar um aluno que havia tido um sério acidente de carro. Embora o aluno estivesse sentindo muita dor e se movesse com dificuldade, ele estava cheio de alegria em ver seu Professor. Ele disse, ‘’Eu sinto que fui ajudado consideravelmente desde o meu acidente pelo seu poder de cura espiritual. Sinto que esse acidente valeu todo momento de dor pela experiência que isso me trouxe. Pela primeira vez em minha vida, eu realmente senti e percebi quanto amor você tem por mim. Eu vi que o amor que você tem é infinito e tudo-abrangente.’’

‘’Isso é absolutamente verdade, meu filho,’’ disse o Professor. ‘’Eu estou sempre dizendo a você e aos outros alunos que eu os amo infinitamente mais do que vocês amam a si mesmos. Sua mente pode não acreditar nisso, mas é verdade.’’

O aluno perguntou, ‘’Como é possível para você nos amar mais do que nós mesmos?’’

O Professor respondeu, ‘’Quando você pensa em si mesmo, pensa sobre todas as suas ansiedades e preocupações. Pensa que sua vida consiste do que você tem que fazer – com quem tem de falar, o que tem visto e assim por diante. Mas, aos Olhos do Supremo, isso não é ,de forma alguma, a sua vida. Sua vida é a sua receptividade – quanto de Seu Amor, Paz e Deleite você é capaz de receber.

‘’Um de meus alunos me disse outro dia, ‘Eu posso acreditar que você me ama e eu amo você, mas quando você diz que nos ama mais do que amamos a nós mesmos, isso não é apenas algo gentil de nos falar?’ Poucos dias depois, o aluno teve um sonho com todos os episódios da vida dele, com tudo que ele fez e conquistou, ele construiu uma casa. Mas gradualmente, gradualmente essa casa começou a desmoronar; todas as coisas ele perdeu e viu o quanto todos esses episódios eram insignificantes. Ele se sentiu totalmente perdido. Então ele me viu lá, constante, com meu amor por ele. Somente quando se tornou totalmente um comigo e eu me tornei totalmente um com ele que ele sentiu qualquer alegria, paz e satisfação.

‘’Todo mundo sente que sua vida é feita desses episódios – a rotina diária de cada um – mas eu gostaria de dizer que essas coisas são meramente experiências que nós temos enquanto vivemos na Terra. Para viver em Deus propriamente, algo mais é necessário. Para viver em Deus devidamente, devemos saber quanto Amor podemos receber, quanta Luz podemos receber do Supremo’’

‘’Mas,’’ disse o aluno, ‘’Eu ainda não entendo exatamente porque você pode me amar mais do que eu amo a mim mesmo. Sinto muito. Sei que você ama, mas não estou certo exatamente de como.’’

‘’Meu filho, a razão é essa. Você vê a si mesmo como um ser humano, cheio de ignorância. Então quando pensa sobre si mesmo, pensa sobre a sua ignorância. Você não vê a si mesmo como um outro Deus; vê a si mesmo como metade-animal. Quando você é insincero, você pensa que sabe todas as coisas e quando tenta ser sincero, pensa que você está cheio de ignorância. Mas você deve saber que o que Deus é, você também é. Somente quando você está com a sua consciência absolutamente no nível mais elevado você pensa sobre si mesmo como um instrumento escolhido por Deus. Você está clamando agora por esse conhecimento de quem você verdadeiramente é. Eu amo você constantemente e infinitamente porque eu sempre sei quem você é. Eu sei que você não é somente um instrumento escolhido do Supremo, mas o próprio Supremo. Há momentos, quando estou olhando para você e para os outros alunos, quando não estou vendo o Supremo em vocês; Estou vendo o próprio Supremo. Você não irá acreditar nisso, mas eu não vejo você como um ser humano com o Supremo dentro, mas como ninguém mais que o Supremo. Eu vejo isso com meus olhos humanos, sem nem mesmo usar meu terceiro olho.

‘’Eu amo o Supremo, que é a sua verdadeira realidade, infinitamente mais do que você pode amar o ser humano que se considera ser. Então, se eu vejo você como o Supremo, como eu poderia não amar você como o Supremo? Você pode pensar que você é seus problemas, que é os detalhes da sua vida e portanto você não pode amar a si mesmo o mais devotadamente. Você será capaz de amar a si mesmo somente quando estiver no seu mais elevado, quando sentir minha presença dentro do seu coração. Mas eu estou amando você constantemente. Aqui está a prova. A maior parte do tempo você está pensando sobre outra coisa – seu trabalho, sua esposa, seus filhos – mas eu estou constantemente pensando em você. Você pensa que está amando a si mesmo – sua família e tudo que constitui a sua vida – mas sua atenção está dividida. Sempre está pensando sobre outras coisas. Mas minha atenção nunca está dividida. Isso é amor constante por você.” Agora o aluno esqueceu totalmente da sua dor. Ele perguntou, ‘’O segredo da consciência desse amor existe na gratidão?’’

‘’Sim, absolutamente. Mas o lamentável é que nossa mente humana sente que gratidão é algo inferior. Nós sentimos que quando oferecemos gratidão a Deus porque Ele nos ofereceu algo primeiro, estamos fazendo algo inferior. Se alguém tem feito algo por nós, naturalmente nós mostraremos nossa gratidão, mas sentimos que o poder da gratidão é inferior ao poder de dar.

‘’Mas Deus vê Ele mesmo como um. Ele sente que esta dando o que Ele tem – Amor e Compaixão – e estamos dando a Ele o que nós temos – gratidão. Nosso poder de gratidão é tão forte quanto sua Luz e Amor-Poder, mas sentimos que a gratidão é inferior porque ele oferece Sua Luz e Amor primeiro. No começo do Jogo, Ele nos deu o que Ele quis dar a nós, que é gratidão, e guardou Consigo Sua Luz. O papel Dele é nos oferecer Luz, e nosso papel é oferecer a Ele gratidão. Ele está fazendo o Seu papel, mas não estamos fazendo o nosso. Agora, se retornarmos a Ele o que Ele tem nos dado, estamos cumprindo o nosso papel, e se Ele oferece a nós o que Ele guardou Consigo, Ele está fazendo o papel Dele. Nosso papel não é de nenhum modo inferior ao Seu papel. Quando você sente gratidão, sente que uma flor – um lótus ou uma rosa – está florescendo dentro de você, pétala por pétala, e quando você sente tremenda gratidão, então sente que a flor está totalmente florescida.

O aluno disse, “Ó Mestre, estou profundamente grato por essa experiência, por eu ter aprendido e recebido tanto de você em e através disso. Eu sei agora que seu poder-amor é a única coisa na Terra que pode me satisfazer totalmente e oro para que um dia minha flor-gratidão satisfaça você totalmente.’’

O amor de Deus por nós

o amor de deusO AMOR DE DEUS POR NÓS

Do livro de Sri Chinmoy, Amor


Página central com todos os tópicos e posts sobre o amor.


 

Uma positiva semente-pensamento

Salvou-me,

Minha vida inteira:

Meu Senhor Supremo

Sempre me amará

Não importa o que eu faça

Ou o que eu diga

Ou o que eu me torne.

 

 

 

Deus nos ama. Ele nos ama constantemente e incondicionalmente. Não importa o que temos feito, o que estamos fazendo ou o que venhamos a fazer, Ele sempre nos amará. Deus nos ama muito mais do que Ele ama a Si mesmo. Se usarmos nossas mentes pensantes e duvidantes, isso poderá parecer difícil de acreditar. Mas, se usarmos nossos corações amantes e entregues, estaremos destinados a sentir que Deus nos ama infinitamente mais do que a Si mesmo.

Por que Ele nos ama tanto? Ele ama porque Seu Sonho permanece não cumprido sem nós, Sua Realidade permanece não manifesta sem nós; assim Ele é incompleto. Agora mesmo sentimos que somente nós realmente amamos a nós mesmos. Então pode chegar um tempo em que pensaremos que Deus também nos ama. Mas acreditar que Deus nos ama infinitamente mais do que amamos a nós mesmos parece ser uma completa impossibilidade.

Houve muitas, muitas vezes em nossas vidas em que nos sentimos miseráveis porque contamos uma mentira, enganamos alguém ou nos tornamos invejosos dos outros. Depois de fazermos algo errado ou não-divino, nossa consciência vem à tona e sente-se miserável. Amaldiçoamo-nos e tentamos punir a nós mesmos, mas o Amor de Deus por nós permanece exatamente o mesmo. Odiamos a nós mesmos por nossos erros, mas Deus ainda nos ama e continuará a nos amar sempre. Nosso poder-justiça nos condena, mas o Poder-Compaixão de Deus nos perdoa, nos ilumina e transforma nossa fraqueza em força. Deus obtém satisfação quando, com Seu Sorriso repleto de bênçãos, Ele nos dá Sua Inundação-Compaixão, Seu Céu-Cuidado e Seu Mar-Amor, de modo que possamos nos tornar Sua própria Imagem.

Deus nos ama e, em retorno, nos quer sorrindo, amando e transcendendo. No momento em que oferecemos a Ele um sorriso repleto de alma, Deus fica satisfeito conosco. No momento em que oferecemos a Ele uma parcela mínima do nosso amor, Deus fica satisfeito conosco. No momento em que queremos transcender nossa consciência prisão-Terra, Deus fica satisfeito conosco.

Deus nos dá o que Ele tem e o que ele é. O que Ele tem é Paz, Luz e Beatitude infinitas, e o que Ele é, é constante Cuidado – Cuidado pela nossa libertação das malhas da ignorância e Cuidado pela nossa perfeição.

Deus nos ama. Nós amamos a Deus. Amando Deus, obtemos vitória sobre nossa era-ancestral ignorância. Amando Deus, Ele faz nos sentir conscientemente que nós somos eternos jogadores, jogadores divinos, em Seu Jogo Cósmico.

 

 

Em sigilo supremo eu vejo Você.

Você vive nos meus olhos, no meu sono,

Nos meus sonhos, na minha doce vigília.

No estupendo contentamento da vida,

No abismal colo da morte,

Você eu contemplo.

Seu Jogo-Amor é meu mundo.

 

O que você quer dizer com jogadores no Jogo Cósmico de Deus?

 

Deus é o Amado Supremo e nós somos os amantes divinos. O Amado Supremo e o amante divino apreciam jogar um jogo divino juntos. Esse jogo não tem começo nem fim. É um jogo sem nascimento e sem morte. Quando o Jogo está muito avançado, algo inimaginável acontece. O Amado Supremo diz ao amante divino, ‘’Troquemos nossos respectivos papéis. Deixe-Me ser o amante divino e você será o Amado Supremo.’’ O buscador-amante naturalmente obedece, e eles começam a apreciar um jogo novo, um jogo completamente sem precedentes.

Quando eles querem adicionar mais alegria ao jogo deles, o original Amado Supremo diz ao amante divino, ‘’Vamos assumir mais uma vez nossos papéis anteriores e joguemos agora um jogo novo. Apreciemos esconde-esconde. Eu devo Me esconder e você deve procurar por Mim. Você terá alegria ilimitada quando Me achar novamente. Uma vez que você for bem sucedido e Eu descoberto, devemos reverter o curso do jogo. Você deve esconder-se e eu procurá-lo.’’

Desde a Alvorada-Visão de Deus, esse Jogo de esconde-esconde está em curso. Esse é o Jogo da Eternidade, Infinidade e Imortalidade. Aqui, Eternidade é Paz eterna e Silêncio eterno. Infinidade é Beleza, Graça e Luz infinitas. Imortalidade é Deleite imortal, Deleite-Néctar.

Além da concentração e da meditação está a contemplação. Na contemplação, você entra no seu Amado Supremo e torna-se inseparavelmente um com Ele. Em um momento estará jogando na função de amante divino e Ele estará jogando na função de Amado Supremo. No momento seguinte vocês inverterão os papéis. Com base na vossa unicidade, e na infinita Generosidade Dele, Ele fará você sentir que é o Amado Supremo e Ele o amante divino.

 

Como podemos sentir que Deus nos ama infinitamente mais do que amamos a nós mesmos?

 

O humano em nós sente que somos o menos ou o mais elevado. Quando ele se identifica com o menos elevado, diz: ‘’Eu sou inútil, eu sou nada.’’ Desse modo tentamos ganhar simpatia.

Quantas vezes duvidamos de nós mesmos, menosprezamos ou criticamos nós mesmos! No momento em que duvidamos que Deus está dentro de nós, uma mancha escura aparece no tabuleta dourada de nosso coração. Quando não amamos a nós mesmos, a face do sol está coberta por nuvens. No momento em que menosprezamos a nossa capacidade e duvidamos de nós mesmos, no momento em que esquecemos quem eternamente somos, estamos a milhões de milhas da Verdade. Porque, a partir da nossa mente humana, amamos a nós mesmos somente quando sentimos que alcançamos algo com êxito.

Quando o humano em nós identifica-se com o mais elevado, com Deus, com nossa parte mais iluminada, não duvidamos de nós mesmos. Sentimos que incorporamos Deus, então nem mesmo sonhamos em minimizar as nossas capacidades. Estamos espontaneamente incorporando e revelando o divino.

 

Como posso superar o sentimento de que não mereço o Amor de Deus?

 

Quando se trata de amor humano, às vezes esperamos amor pelo que temos feito e às vezes recebemos amor sem fazer nenhum esforço real para sermos amados. E, é claro, às vezes não temos o amor que sentimos que devidamente merecemos. No mundo espiritual, não funciona assim. Deus está constantemente bem na nossa frente com Seu Amor tudo-preenchedor. Ele é todo Amor; Ele não poderia ser diferente.

Muito frequentemente um ser humano comum tem de fazer um esforço consciente para tentar amar aos outros. Mas se uma pessoa já é dotada com algumas qualidades divinas, então o amor – que é a mais essencial no nosso mundo humano e no nosso mundo divino – ele terá em medida ilimitada.

Mas, no caso de Deus, Ele não tem que ter vontade ou desejar amar a nós. Amor é a própria essência de Deus, que flui Dele eternamente.

 

Como posso ser mais receptivo ao amor de Deus? Às vezes sinto que Ele está me ignorando!

 

Deus não pode nunca nos ignorar. Ele está manifestando Ele mesmo em e através de nós, então não pode nos ignorar. Deus sabe que somos Seus instrumentos, Seus instrumentos escolhidos. Como poderia nos ignorar? Nós somos Suas crianças.

Às vezes oramos a Deus mais intensamente, mas Deus não responde por dias ou meses. Talvez nossos entes queridos estejam prestes a morrer, e assim choramos e oramos para que Deus os salve. Então vemos que Deus não escuta a nossa súplica. Deus é assim tão cruel? Não. Ele tem Seu próprio Modo de operar. Mas somente porque oramos e meditamos, sentimos que há Alguém que é um pouco mais elevado do que nós. Se somos sinceros, temos de sentir que há Alguém que ama nossos entes queridos mais do que nós amamos. Há Alguém que tem a capacidade de simpatizar com o sofrimento de um ser humano mais do que nós.

Deus nos ama do Seu próprio Modo, e não da nossa própria maneira. Agora mesmo, sentimos que Deus nos ama se Ele satisfaz nossos desejos ou aspirações. Mas quando vamos profundamente ao interior e experimentamos o Amor verdadeiro, o Amor divino, sentimos que somos as crianças escolhidas de Deus, e quer Ele satisfaça nossos desejos imediatamente ou não, saberemos que, não importa o que Ele faça, estará fazendo para o nosso próprio bem.

 

Há alguma técnica em especial que posso usar para sentir o Amor de Deus?

 

Se quer sentir o Amor infinito de Deus por você, pense na cor azul. Você pode imaginar qualquer cor, mas azul é muito bom porque representa o Infinito. Quando você invoca o Infinito, se o Infinito vê que seu recipiente-receptividade é muito limitado, ele tenta aumentar a sua receptividade dando a você mais entusiasmo ou anseio para amar a Deus e receber o Seu Amor.

 

Meu Senhor Supremo,

Se eu sempre escrever a Você uma carta com toda a alma,

Você irá me responder?

‘’É claro, Meu filho, é claro.

Mas, Minha criança, você não tem de ter

A dificuldade de Me escrever.

Eu já lhe respondi em um frutífero silêncio:

Eu amo você.

Eu realmente e verdadeiramente amo você.’’

O amor espiritual – nosso amor por Deus

O amor espiritual


“A verdade está em tudo,

Mas o amor é tudo.”  – Sri Chinmoy

Todas as páginas sobre o tema:

O amor humano e o amor divino

Amor: o caminho do coração

Amor pela humanidade

O amor entre o professor espiritual e o aluno

O amor de Deus por nós

O amor de Deus por nós

Video | amor, devoção, entrega

Video | o poder do amor

Amor, relacionamentos, energia sexual, celibato e a busca espiritual

https://www.meditacaobrasil.com/articles/livros-novos-amor-e-sonhos/

O amor espiritual – o nosso amor por Deus

trechos do livro de Sri Chinmoy Amor

PREFÁCIO: O Amor expande nossos corações. Oferecer amor a outro ser humano, ao mundo ou a Deus é o maior presente da vida. Amor enriquece todo momento e todo ato. E, porque somos apenas humanos, nós amamos para ser amados em retorno.

Assim, o amor humano é efêmero: O mundo é sem amor. Somente em Deus nós encontramos um Amado cujo amor por nós é eterno e incondicional.

Sri Chinmoy descreve vividamente como Deus nos ama mais do que podemos imaginar. Atravéz dos seus olhos, nós começamos a penetrar a verdadeira natureza do Amor divino.

 

NOSSO AMOR POR DEUS

Meu Senhor,

Eu sei que o que eu ofereço a Você

É sempre pequeno, muito pequeno,

No entanto Seu Coração transborda

Com Deleite-Néctar.

Eu estou preparado

Para vir ao mundo

De novo e de novo

Somente para Vislumbrar Seu Amor

Imensurável.

 

 

Amor é o elo interior, a conexão interior, a ligação interior entre homem e Deus, entre o finito e o Infinito. Nós sempre temos de nos aproximar de Deus através do amor. O amor é a chave secreta que nos permite abrir a porta de Deus. Onde existe o amor, amor puro, amor divino, existe a satisfação. Sem amor, não podemos nos tornar um com Deus.

O que é o amor? Se amor significa possuir alguém ou alguma coisa, então esse não é o verdadeiro amor. Se amor significa dar e tornar-se um com todas as coisas, com a humanidade, com a divindade, então esse é o amor verdadeiro.

Nada pode ser maior que o amor. Deus é grande somente porque Ele tem Amor infinito. Se quisermos definir Deus, nós podemos defini-lo de milhões de maneiras, mas eu gostaria de dizer que nenhuma definição de Deus pode ser mais adequada do que a definição de Deus como todo Amor.

Nós oramos a Deus só porque Deus é todo Amor. Deus não é como um diretor de escola com uma vara de ferro que nos atinge o tempo todo. Só porque Deus é todo Amor, todo Compaixão, nós vamos em direção a ele e não de qualquer outra pessoa.

O mundo existe só porque o amor ainda existe na Terra. Nenhuma outra qualidade divina pode criar, sustentar e satisfazer a Deus aqui na Terra como a qualidade do amor. Amor divino não significa uma troca emocional de pensamentos ou ideias humanas; significa a satisfação da unicidade.

Não podemos laçar amor divino com nossos pensamentos humanos, ideias ou ideais, mas laça-lo através de constante auto-sacrifício. O Amor divino é infinito, mas nós podemos laçar o infinito em nós através do auto-sacrifício.

Amor significa aceitação. O que vamos aceitar? Vamos aceitar esse nosso mundo, que está ao nosso redor e dentro de nós. Se não aceitarmos o mundo, que é o corpo exterior de Deus, então estaremos negando e rejeitando Deus silenciosamente, secretamente, se não categoricamente.

Como podemos ajudar nossas irmãs e irmãos do mundo? Nós poderemos ajudá-los se nos tornarmos todo amor pelo Um que é eternamente todo amor. Amemos o Um, a raiz da árvore. Então nós devemos ver que os ramos, as folhas e a folhagem da árvore também sentirão nosso amor. Cada indivíduo que satisfaz Deus e Sua Criação incorpora a vida Interesse e a vida Sacrifício de Deus.E é nesse Interesse e Sacrifício que Deus e homem são ambos satisfeitos.

 

Como posso amar Deus uma vez que não O conheço?

 

Você pode amar Deus mesmo que não o conheça do mesmo modo que você pode amar a si mesmo sem conhecer quem você verdadeiramente é. Uma vez que você conhecer a si mesmo, verá que você não é ninguém menos que Deus. Agora mesmo, você ama a si mesmo pensando que conhece a si mesmo. Mas isso é absurdo; você não conhece a si mesmo. Similarmente, você pode também amar Deus, a quem você não conhece.

 

Eu sinto como se nós não amassemos Deus o suficiente e ainda queremos amá-lo mais. Como podemos aprender a amá-lo mais?

 

Se nós não sentimos nosso amor por Deus pela manhã, nosso dia inteiro é miserável; há um sentimento de frustração. Mas, se amamos Deus, então mesmo se todas as coisas na nossa vida externa são desagradáveis, isso não importa. Se não meditarmos pela manhã, não importa quantas pessoas nos apreciam, sentiremos que algo está faltando. Mas, se nós meditarmos, não importa quantas calamidades aconteçam durante o dia, ainda estaremos felizes.

Então, se queremos satisfação divina, devemos meditar em Deus o com toda a alma. No começo isso é difícil porque Deus é só teórico. Mas, depois que meditamos por algum tempo, nós sentimos que Deus é algo natural e normal. Ele é como nós, exceto por ser iluminado e divino. Nós começamos com a ideia de que precisamos de Deus. Logo percebemos que precisamos somente de Deus e devemos escolhê-lo acima de todas as coisas. Então Deus nos pede que O consideremos parte de nós.

Existe um modo simples de amar a Deus com toda a alma e constantemente. Quando separamos a escuridão da luz, o transitório do eterno e o conhecimento externo da sabedoria interna, fica extremamente fácil para nós amar a Deus com toda a alma e constantemente. Após amarmos a Deus com toda a alma e constantemente, podemos ir um passo adiante e amar Deus incondicionalmente, dando a Ele o que nós temos e o que nós somos.

 

Como posso amar o Supremo com a maior intensidade?

 

Aqui na Terra você tem algo que o mantém vivo, que é o seu alento-vida. Assim, se pode sentir dentro de cada respiração o Amor e Luz vivos do Supremo, está fadado a amar o Supremo com a maior intensidade. Quando você estiver sentado de pernas cruzadas e respirando , seu corpo inteiro deve sentir conscientemente uma corrente de amor divino fluindo em e através dele.

Quem é a fonte dessa Luz e Amor? É o Supremo. Se você está constantemente aspirando para ir até a verdadeira Fonte, se você está o tempo todo clamando por livre acesso à Fonte, logo você sentirá a verdadeira intensidade do seu clamor e aspiração interior.

 

Sinto-me perdido sobre como oferecer amor a Deus. Parece que, a menos que Deus entre em você, você não tem amor a dar.

 

Se você começar pensando a respeito de como amar a Deus, então nunca será capaz de fazê-Lo. O amor tem que ser espontâneo. Quando você entra em um jardim, não tem que pensar como apreciar as lindas flores. Imediatamente sentirá sua fragrância e verá sua beleza. Da mesma maneira, amamos Deus não pensando, mas sentindo. Sinta que você abriu sua porta-coração. Quando abre o portão do jardim, você não tem de correr para uma flor em particular para apreciá-la. Imediatamente você recebe a pureza e a fragrância de todas as flores do jardim. Uma vez que entrar no seu jardim-coração você será capaz de ver o Jardineiro, nosso Senhor Amado Supremo, definitivamente.

Você pode começar por imaginar seu jardim-coração. A imaginação é um mundo próprio. É completamente diferente de pensar. O pensar é uma constante contradição. Mas, quando você imagina algo muito bonito e repleto de alma, isso tem tremenda realidade e tremenda verdade. Para voltar à nossa questão, não pense sobre como amar. Apenas ame. Amor já está lá, dentro de seu jardim-coração.

 

O Divino Amor

Tem florescido o ano inteiro

Dentro do jardim-gratidão do meu coração

E agora eu possuo

Um novo céu de esperança

Um novo sol de promessa

E

Um novo Deus de Compaixão infinita.

 

Como podemos amar mais Deus com nossa mente?

 

O amor vive dentro do coração e não dentro da mente. Na sua casa há um cômodo – seja a sala de estar ou a cozinha ou o quarto – onde você está a maior parte do tempo. Na vida espiritual também, o amor, durante a maior parte do tempo está no coração. Se eu sei que em um lugar em especial há água, devo cavar profundamente e achar água. Mas se não existe água lá e eu continuo cavando, cavando, cavando, isso é só um desperdício de tempo.

Se queremos ter mais amor por Deus, temos que nos aproximar Dele com nosso coração. Se começamos a nossa jornada com a mente, estamos sujeitos a ficarmos frustrados. Mas se começamos nossa jornada com o coração, estaremos destinados a sermos satisfeitos. Uma criança corre em direção à sua mãe, em direção ao seu pai, em direção a uma flor, por causa de seu amor contínuo. Uma criança não tem mente; ela apenas sente com o coração. Mas quando a criança cresce e começa a viver na mente, ela começa a duvidar de tudo e a criticar tudo.

Na vida espiritual temos de ser como uma criança. Quando usamos a mente, pensamos que sabemos muito sobre espiritualidade. Mas o que sabemos? Sabemos como duvidar, como suspeitar. Se queremos que a espiritualidade ofereça sua mensagem para nós, não precisamos de uma interpretação mental. A espiritualidade tem a sua própria luz, seu próprio amor, a oferecer. Nós não temos de passar dois ou três anos na vida espiritual para amar Deus. Não, nós podemos amar Deus a partir deste momento, contanto que usemos o coração para amá-Lo e não nossa mente para pensar sobre Ele. O coração é unicidade-identificação, enquanto a mente significa constante julgamento e separação.

 

Como podemos aprender a amar Deus com todo o nosso coração?

 

O coração espiritual é a mais doce e mais íntima parte de nós. Podemos esperar dele o sentimento de imediata e indivisível unicidade com Deus. Mas, agora, nossa existência física nos separa da nossa consciência-coração. Para dar o amor do nosso coração ao Supremo, primeiro precisamos nos identificar com o coração e não com o corpo ou a mente. A seguir, temos de sentir que nosso coração é composto somente de uma coisa: gratidão.

E essa gratidão é por quem? É pelo Supremo. No momento em que pudermos sentir que temos apenas um nome, gratidão, seremos capazes de oferecer nosso coração de amor para o Supremo totalmente, implicitamente e incessantemente. Por que temos que oferecer gratidão ao Supremo? Porque Deus nos deu a maior benção imaginável: há bilhões de pessoas na Terra que não têm o anseio de realizar Deus, mas Ele nos deu aspiração para conduzir uma vida espiritual e realizá-lo.

 

 

 

Gratidão, gratidão, gratidão!

Para me ensinar como amar Deus

Você veio até mim

Da amplitude do meu coração-aspiração.

 

Gratidão, gratidão, gratidão!

Para me ensinar como amar Deus

Você veio até mim

Da infinitude da minha alma-iluminação.

Amor, devoção e entrega

(video de 2 minutos)

 

Livro Bhagavad Gita – capítulo 17 – Abstinência e Renúncia

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Livro Bhagavad Gita – capítulo 17 – Abstinência e Renúncia

 

Lenta, gradual e exitosamente estamos agora escalando o último degrau da escada-Gita. Aqui quase teremos a quintessência da inteira Canção.

Arjuna deseja saber sobre a natureza da abstinência da ação, sobre a natureza de renunciar os resultados da ação e também a diferença entre essas duas.

O Senhor lhe diz que sannyasa é abstenção da ação desejo-instigada, e que tyaga é a renúncia dos frutos da ação.

Sannyasa e sankhya yoga são idênticos, assim como tyaga e karma yoga são idênticos.

Para a nossa mais ampla surpresa, mesmo hoje, ainda há na Índia um credo cego que diz que uma alma realizada não age ou não consegue agir, ou até mesmo não deve agir no plano físico. Ora, a pobre alma realizada tem de separar sua existência das atividades do mundo! Se tal é o caso, então eu acredito que a auto-realização nada é, senão uma severa punição, uma conquista indesejável, carregada com o difícil peso da vazia frustração.

Seguramente, uma pessoa realizada é aquela que se libertou das armadilhas das impetuosas amarras. Se ela não agir com seu corpo, mente, coração e alma no mundo, para o mundo, e se ela não auxiliar os buscadores no Caminho, então quem mais seria competente para liderar a humanidade aspirante, que chora e labuta, à sua Meta destinada?

Para a libertação, a renúncia é essencial. Renúncia não quer dizer a extinção do corpo físico, dos sentidos e da consciência humana. A renúncia não significa que deve-se estar milhões de milhas distante das atividades do mundo. A renúncia não diz que o mundo é o paraíso dos tolos. A verdadeira renúncia não apenas vive no mundo, mas também divinamente preenche a vida do mundo.

O Upanishad nos ensinou: “Desfrute através da renúncia.” (Isopanishad 1) Tentemos fazê-lo. Certamente teremos êxito.

A ação correta é boa. A ação sem desejos é melhor. A dedicação dos frutos ao Senhor é o máximo. A essa dedicação chamamos verdadeira tyaga.

Alguns professores espirituais dizem que a ação é um mal desnecessário, que a ação leva o homem à limitação perpétua. Dessa forma, eles violentamente e orgulhosamente afirmam que toda a ação, sem exceção, deve ser impiedosamente evitada. Sri Krishna graciosamente ilumina sua tolice. Ele diz que yajña (sacrifício), dana (auto-doação) e tapas (auto-disciplina) não devem ser evitados, pois yajña, dana e tapas são verdadeiros purificadores. É claro que mesmo essas ações devem ser realizadas sem o menor apego.

A renúncia do dever para com a humanidade nunca é um ato de realização espiritual ou mesmo um ato de despertar espiritual. O deleite da liberdade não é para aquele que abandona o dever por medo de desagrado físico ou sofrimento mental. Sua falsa e absurda antecipação o levarão ao mundo da ignorância, onde ele será obrigado a ceiar com o medo, ansiedade e desespero.

Aquele é um homem de verdadeira renúncia, o qual nem odeia uma ação desagradável, quando o dever a exige, e nem está ávido a fazer apenas boas e agradáveis ações.

O Senhor diz: “Renunciar completamente toda a ação não é possível para uma alma encarnada. Aquele que renuncia os frutos da ação é o verdadeiro renunciante.” (18.11)

O Gita é a revelação da espiritualidade. Cedo ou tarde, todos devem buscar a espiritualidade. Não é preciso e nem necessário qualquer compulsão. Forçar outros a aceitarem a espiritualidade é um ato de estupenda ignorância. Um verdadeiro Guru sabe que seu papel não é de Comandante-Geral. Ele nunca ordena, nem mesmo seus mais queridos discípulos. Ele apenas desperta e ilumina sua consciência, para que possam enxergar a verdade, sentir a verdade, seguir a verdade e, finalmente, tornar-se a verdade.

De numerosas maneiras Sri Krishna concedeu a mais inspiradora sabedoria a Arjuna. Ao fim, ele diz: “Arjuna, tendo refletido completamente na sabedoria, aja como quiser.” (18.63)

Algo mais Sri Krishna tem a dizer: “Arjuna, Minha Palavra suprema, o Meu mais íntimo segredo, Eu lhe conto. A você Eu revelo o segredo do Meu coração, pois você é sempre querido por Mim. Ofereça-Me o seu amor. Devote-se a Mim. Curve-se a Mim. Dê-Me o seu coração. Você certamente virá até Mim. Isso eu lhe prometo. Arjuna, você é querido por Mim. Entregue todos os deveres terrenos a Mim. Procure em Mim o seu único refúgio. Não tema, não se aflija, pois de todos os pecados Eu o libertarei.” (18.64-66)*

* O verso 18.66 do Bhagavad Gita (começando aqui com “entregue todos…” é um dos três mantras ou ensinamentos essenciais dos Srivaishnavas (escola Vishishtadvaita). É chamado de charamasloka, o ‘verso supremo’.

A verdade deve ser oferecida apenas aos buscadores mais sinceros. Sri Krishna docemente acautela Arjuna de que a verdade que aprendeu com Ele não deve ser oferecida a um homem que não possui fé, devoção e auto-disciplina. Não é para aquele cuja vida é borrada de blasfêmia e pouco caso a Verdade suprema de Sri Krishna.

Agora Sri Krishna quer saber se Arjuna O compreendeu, a Sua revelação. Ele também quer saber se Arjuna está livre do domínio da desilusão e das amarras da ignorância.

“Krishna, meu único Salvador, finda está a minha desilusão. Destruída está minha ilusão. Sabedoria eu recebi. A Tua Graça é responsável, a Tua Graça suprema. Firme estou, livre de dúvidas. Minhas dúvidas não mais existem. Estou a Teu comando. Imploro por Tua ordem. Estou pronto. Eu agirei.” (18.73)

A alma humana gloriosamente conseguiu esvaziar toda a sua noite-ignorância na Alma Transcendental de Luz eterna. A Alma Transcendental cantou triunfantemente a Canção da Infinidade, Eternidade e Imortalidade no coração aspirante da consciência humana.

 

Vitória, vitória ao coração que chora e sangra do finito. Vitória, vitória à Enchente-Compaixão e ao Céu-Iluminação do Infinito.

A vitória do mundo brilha no interior! A vitória do mundo cresce no exterior!

Vitória alcançada. Vitória realizada. Vitória revelada. Vitória manifestada.