O ensinamento silencioso da meditação
por Patanga Cordeiro
O aprendizado ou ensinamento silencioso da meditação… Por vezes, vemos fotos ou desenhos de um discipulado reunido ao redor do Mestre (por exemplo, nas pinturas da Santa Ceia). Naturalmente, um aspirante pensaria que é a posição mais importante a se conquistar; que ouvindo coisas que poucos ouviram do Mestre, o buscador teria um avanço extraordinário.
Mas isso não é verdade. O que conta é o elo interior entre a alma do Mestre e coração do discípulo. Sri Ramakrishna tinha uma pessoa que ficou mais de dez anos próxima dele, cuidando de suas necessidades diárias, mas não recebeu tanto quanto outra que o visitava esporadicamente.
O Ensinamento Silencioso é o verdadeiro ensinamento. É a transformação gradual, contínua e certeira da nossa consciência, operada pela ação da Luz tudo-permeante da consciência do Mestre, e pela entrega das imperfeições do discípulo.
Hoje li este discurso de Sri Chinmoy, que traduzi para vocês e gostaria de compartilhar.
“Primeiro, quando fiquei em pé aqui, entrei num plano muito elevado de consciência. Para ser bem franco, não era o meu plano mais elevado de consciência. O meu mais elevado plano é infinitamente mais alto. Mas eu fui muito alto. E então tentei adentrar as almas aspirantes. Aqui, a maior parte de vocês está aspirando. Eu tentei erguê-los até suas altitudes divinas. Quando vi que alguns de vocês, não todos, tinham respondido ao meu chamado interior, então senti que havia chegado a hora de falar. Foi quando suas almas entraram em ressonância com a minha alma. Assim, mesmo se eu não tivesse dito uma palavra, se não tivesse dito nada e apenas meditado com todos vocês por meia hora ou quarenta minutos, meu propósito de estar aqui teria se cumprido – talvez de forma ainda mais convincente. A comunicação teria sido mais significativa e bem-sucedida. Mas infelizmente eu vim fazer um discurso.Em silêncio, os Mestres espirituais fazem coisas infinitamente mais significativas e notáveis do que através da fala. Por um lado, buscamos elevar a consciência dos buscadores; por outro, trazemos a consciência para baixo ao convidar perguntas. *Nós* a trazemos abaixo, mas isso é infelizmente inevitável. As pessoas vêm ouvir, e nós tentamos oferecer nossa luz. Mas, como eu já disse antes, é para convencer a mente exterior que fazemos isso – damos discursos e respondemos perguntas espirituais. Eu entrei num plano de consciência elevado, e a partir de lá tentei elevar a consciência aspirante dos buscadores aqui. Quando eu vi que estavam em ressonância comigo, comecei a falar.”
– Sri Chinmoy, Earth’s Cry Meets Heaven’s Smile, Part 2, Agni Press, 1974.